quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Erasure







No cenário internacional de bandas musicais, uma das mais influentes no sinthypop, surge em 1985 ERASURE: Formada por Vince Clarke (Teclados, sintetizadores, violão, guitarra e programações) e Andy Bell (vocal).

Vincent John Martin- (Vince Clarke) nasceu em Basildon/Essex (Inglaterra) em 03/07/1960. Sua carreira teve início em 1979 com a banda Composition Of Sound ao lado Andrew Fletcher, logo após juntaram-se a Martin Gore, e em seguida David Gahan começa a participar do grupo nos vocais transformando o Composition of Sound em Depeche Mode, que quer dizer em francês “Moda Passageira”.Em uma apresentação em um pub londrino o então dono do selo independente MUTE Daniel Miller assistiu o Depeche Mode e viu ali um futuro, contratanto o grupo. Speak and Spell foi o primeiro álbum do Depeche e trazia o hit: Just Can´t Get Enough, composta por Vince Clarke, que é sucesso até hoje. Em dezembro de 1981 Vince Clarke deixa o grupo devido a uma feroz batalha de egos com seus colegas de banda “Todos achavam que o sucesso era por sua causa” disse Vince Clarke sobre sua saída, o Depeche Mode segue até hoje mas para Vince Clarke realmente foi uma “Moda Passageira”.

Ao ler um anúncio em um jornal requisitando músicos de rhythm & blues, surpreendentemente Vince Clarke não teve dúvidas, se apresentou com seus teclados e sintetizadores à Alison Moyet, assim formaram o Yazoo. Chegaram ao Top ten Britânico e parada Dance Americana com diversos singles que até hoje são fonte de inspiração para quem faz música baseada na eletrônica; Don’t Go, Situation, Only You, Good Times, Nobody’s Diary entre outras dominaram as pistas entre 1982 e 1983. Com o Yazzo, Vince Clarke gravou dois Álbuns: Up Stairs At Eric’s de 1982 e You And Me Both de 1983, ambos com muito êxito na parada britância. Mas a parceria durou até ai somente. “Alison não gostava do que estávamos fazendo, o que acabou com nosso relacionamento” (Vince Clarke).

Como curiosidade Vince quando saiu do Depeche Mode, antes de formar o Yazoo com Alison Moyet, ofereceu a música Only You para o Depeche
gravar. Vince falou com Andrew Fletcher e Martin Gore um dia que se encontraram nos corredores da gravadora MUTE porém os dois acharam que não
era legal para o Depeche Mode, depois a música se tornou um dos maiores hits do pop eletrônico com o Yazoo.

Vince Clarke segue então seu caminho e tenta fazer ao lado de Eric Radcliffe um projeto de música pop eletrônica com vocalistas convidados chamado The Assembly. O plano não dá certo. “Ficava difícil encontrar a pessoa certa para os vocais” (Vince Clarke). Após o término do efêmero The Assembly, Vince Clarke tem outra idéia em mente.
Em 1985 Vince Clarke coloca um anúncio no jornal inglês especializado em música: Melody Maker procurando um vocalista, entre os que responderam o anúncio Vince Clarke escolhe Andrew Ivan Bell (Andy Bell) o 42º a ser ouvido, estava assim formado o Erasure.
Andrew Ivan Bell, nasceu em Peterborough (Inglaterra) em 25/04/1964. No início dos anos 80, Andy participava da banda The Void, no qual ficou pouco tempo, depois disso, Andy e o baixista da banda formaram outro grupo, chamado Dinger (apelido de Andy), que também não durou muito tempo, apesar de terem gravado um single.

Vince Clarke escolheu a música Who Needs Love Like That para fazer o teste com os vocalistas que atenderam ao anúncio. Música esta, faria parte do primeiro álbum da banda. Vince resolveu bancar o primeiro single da dupla, a música não poderia ser outra: Who Needs Love Like That, que foi um fracasso, 55º lugar na parada britância. Vince não tinha tanta motivação e dinheiro para continuar bancando o grupo, pois depois de um fracasso, seria muito difícil vender um álbum. Mesmo assim, arriscou, apostou tudo em mais dois singles: Heavenly Action 100º lugar na parada britância e Oh L´amour, que apesar de ser apenas nº 85 na parada inglesa estourou em todas as FM´s da europa e no Brasil com sua versão ao vivo. Apesar do fracasso dos singles nas paradas , o primeiro álbum Wonderland (1986) foi lançado atingindo a modesta 71º lugar na parada do Reino Unido com a revista Sounds fazendo a seguinte resenha: “A combinação entre um arrogante ex-futurista e um escandaloso cantor de acampamento pode não ser um recipiente para sucesso, mas estranhamente, era um golpe de mestre".

Em 1987, Vince e Andy dão mais uma cartada, lançam o álbum The Circus e as coisas começam a melhorar. O trabalho chega a 6ª posição na parada inglesa, o primeiro single tirado do álbum “Sometimes” atinge a 2ª colocação no Reino Unido o duo intercala apresentações na Europa e Grã Bretanha com a abertura de Shows para o Duran Duran nos EUA, seguem-se mais 03 singles tirados de The Circus, “It Doens’t Have To Be , 12º lugar na parada, “Victim Of Love” 7º lugar e “The Circus” 6º lugar. Ainda em 1987 Erasure lança um álbum duplo chamado “The Two Ring Circus” contendo versões remixes de músicas do álbum The Circus, bem como versões orquestradas e ao vivo de músicas dos dois primeiros trabalhos do duo.
Porém foi em 1988 que a carreira do Erasure começa a crescer e aparecer, lançam The Innocents álbum que chega a 1ª colocação na para da britânica, e nove meses após ter saído da parada retorna ao primeiro posto um feito e tanto, dele são extraídos dois singles: A litlle Respect e Chains Of Love que apresentam aos EUA o que o resto do mundo já conhecia uma música eletrônica inspirada sem ser fria, porém, dançante, no intervalo após The innocents e o inicio da tour do mesmo nome Erasure lança o EP “Crackers International” que continha o Hit clássico Stop! Crackers chega ao 2º lugar na parada britânica e cria o cenário perfeito para o Erasure sair em tour lotando Arenas e Estádios pelo mundo todo.

Em 1989 o Erasure apresenta seu quarto álbum “Wild!” nº 01 novamente na parada inglesa contendo os hits “Blue Savannah” música mais tocada nas rádios do mundo em 1989. “Drama”, que levou um comentarista a dizer que "Andy parecia um cachorro parindo, mas que não deixa de ser uma gravação triunfante." provavelmente a parte mais triunfante desta gravação seja que os roqueiros Jim e William do The Jesus and Mary Chain foram convencidos a fazerem os vocais de fundo na parte gritada do coro e “Star” arrebatam as paradas em todo planeta. Neste ponto, Erasure estava se apresentando em shows de grande proporção. Vince e Andy usavam roupas espaciais prateadas , enquanto que o cenário era de uma floresta cheia de assustadoras plantas. A reputação dos dois de darem shows ao vivo de grandes dimensões estava para crescer durante os próximos 5 anos. O tamanho do cenário de palco estava para ser um problema em Tokyo em 1990, no entanto, enquanto os dois estavam inocentemente apreciando uma refeição num restaurante de estrada, um terremoto levou ao colapso todo o cenário. Verdadeiramente, claro, Vince continuou sem ação e aparentemente despreocupado com todo o contratempo, em Nova York, o show do Erasure no Madison Square Garden vendeu todos os bilhetes em 2 horas. No final dessa, altamente interessante turnê mundial, Erasure tocou diante de uma platéia de 60 mil pessoas no Milton Keynes Bowl em Londres, com Andy vestido de diabo com um par extra de chifres. O palco estava ficando mais engraçado com a adição de um caracol inflável, Ernie. Wild Tour passou pelo Brasil em 1990 com shows em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. No mesmo ano no British Awards, Erasure é eleito o grupo do ano de 1989.

Após um intervalo de dois anos do lançamento de Wild! Erasure volta a carga em 1991 lançando “Chorus” nº 01 na parada Britânica álbum sem precedentes na música pop eletrônica mundial Vince Clarke usa apenas sintetizadores analógicos e antigos no trabalho elevando o seu som e confirmando ser um ícone da música eletrônica. “Chorus”, “Love To Hate You” e “Breathe Of Life” singles de Chorus atingem o top 10 britânico. Antes de sair em tour Erasure lança em 1992 um EP com Quatro Covers do ABBA, intitulado ABBA-esque que atinge o 1º lugar também, começa então a Phantasmagorical Tour um espetáculo com inúmeras mudanças de cenário e de figurino com muitos bailarinos no palco, Vince Clarke pilotando um tanque de guerra lotado de sintetizadores, enfim, algo ainda não visto na música eletrônica em matéria de espetáculo ao vivo, o Show não havia sido feito para Arenas, Erasure se apresentava apenas em casas de espetáculo o que os fez quebrar um recorde, nunca nenhum grupo ou artista pop tinha lotado por 20 noites seguidas o Hammersmith Odeon (casa de shows tradicional em Londres) a tour seguiu por toda Europa e EUA, infelizmente não chegando a América do sul e tão pouco ao Brasil.
Em 1992 é lançada a coletânea “Pop!! 20 Hits “ que chega ao nº 1 na parada, no Brasil ela virou em vinil Pop! Em 1994 o Erasure lança o álbum “I Say, I Say, I Say” que alcança o 1º posto mais uma vez na para britânica, os single “Always”, primeiro lançado do I Say, I Say, I Say, virou o mais bem sucedido do Erasure nos Estados Unidos e um dos maiores hits em 1994, de acordo com as paradas e “Run To The Sun” que atinge o Top 10, a sonoridade muda neste trabalho com músicas mais lentas, não fazem tour para divulgar este lançamento e “I Say...” era apenas o prenúncio do que viria pela frente em matéria de musicalidade.

Chega então o ano de 1995, completando 10 anos de carreira nada mais justo que um álbum intitulado simplesmente “ERASURE”. Uma surpresa para os fãs e para o mundo da música em geral em “ERASURE” a banda não mostra canções de 3 minutos com melodias mais simples e som dançante, pelo contrário, o álbum contém músicas longas, a mais curta tem 5 minutos, o clima viajante está presente do inicio ao fim, melodias elaboradas que levaram O The Guardian descrever o single "Stay With Me" como "mais bonito do que este mundo merece." Desse trabalho também saíram como single Finger & Thumbs (Cold Summer's Day), que foi tirado da trilha sonora que eles haviam feito para o filme Cold Summer's Day. Em 1996 lançaram Rock Me Gently, esta música em especial tem 10 minutos, sendo a sua maior parte apenas com Vince tocando sons bem interessantes, usando canto de baleias em meio as remixagens. Ironicamente o trabalho mais bem elaborado de todos do Erasure não foi um sucesso, porém ainda assim atingiu o top 20 britânico, mas era o aviso de tempos ruins nas paradas que estavam por vir.

“Cowboy” de 1997 trás o Erasure novamente a músicas curtas, dançantes e de melodias que grudam no ouvido junto a isso voltam ao Top 10 com o Álbum alcançando o nº10 na parada britânica, “In My Arms”, “Don’t Say Your Love Is Killing Me” e “Rain” são os singles, prossegue a eles a “Cowboy Tour” com passagem pelo Brasil em 1997 Show no festival Close Up Planet em Curitiba, São Paulo e uma apresentação junto a David Bowie no Teatro Metropolitan no Rio de Janeiro.

Erasure seguia fazendo grandes trabalhos, belas músicas, mas o mundo do Show Bussiness da indústria fonográfica esse havia mudado muito no decorrer do tempo, haviam outros interesses de divulgação e o Erasure começou a sumir das paradas injustamente, apesar de sua grande legião de fãs.
Após 03 anos sem lançar um álbum, em 2000 surge “Loveboat” uma mistura de som acústico com eletrônica que fez muitos fãs torcerem o nariz, até hoje o pior rendimento do Erasure na parada , depois de Wonderland o primeiro álbum, o trabalho consegue apenas a posição de nº45 na parada inglesa e só rendeu um single “Freedom”, não fazem tour para divulgar Loveboat apenas apresentações esporádicas acústicas em rádios e tvs. Ainda em 2000 lançam o EP Moon And The Sky contendo a faixa título e outras versões acústicas de velhos sucessos e de músicas de Loveboat.
O ostracismo parecia ter tomado conta do Erasure, 3 anos sem nada de lançamento, Andy Bell juntamente com o produtor Gareth Jones estava planejando um álbum solo somente com covers, Vince se interessou pelo projeto e no final virou um álbum do Erasure, “Other Peolple Song’s” de 2003 que atinge o Top 20. Ao contrário do que qualquer grupo pop faria, o Erasure não escolheu músicas de forte apelo popular para fazer as covers e sim velhos sucessos dos anos 60 e do início dos 70, tal sacada inteligente os levou novamente ao top 10 com “Solsbury Hill” cover de Peter Gabriel, primeiro single do álbum, seguiu-se “Make Me Smile” top 20 também e uma tour que desde 1997 não ocorria, os shows ficaram limitados ao Reino Unido, Alemanha, Dinamarca e EUA, Erasure começava a voltar a forma.

Hit’s the very Best de 2003 trazia uma coletânea dos maiores sucessos do grupo rendeu como single uma nova versão de Oh L’amour e um dvd duplo contento os vídeos promocionais de todos os singles lançados pelo duo, “Hit’s” tanto o cd como o DVD atingiram Top 20.
Após mais dois anos mais um álbum “Nightbird” de 2005 mostra que o Erasure estava trilhando firme e forte o caminho dos charts o single “Breathe” nº 04 na parada mostrava isso, seguiram-se “Don’t Say You Love Me “ top 20 e “Here I Go Imposible Again” top 30. Mais uma tour de sucesso por Europa e EUA, nada de Brasil novamente, foi lançado um DVD “Live in Cologne” que registra Erasure ao vivo divulgando Nightbird.

Como sempre o Erasure é cheio de surpresas e em 2006 é lançado “Union Street” um álbum contendo apenas versões acústicas com levada country para músicas antigas que não viraram singles com exceção de “Stay With Me” seguindo ao lançamento do álbum saíram em Tour pela primeria vez na carreira com uma banda tocando junto à dupla, rendeu a Tour que percorreu Europa e EUA, um DVD chamado “On The Road To Nashville” e um Álbum duplo ao Vivo gravado em Londres. Apesar de não ter êxito na parada de “Union” brotou um EP intitulado “Boy” contendo versões acústicas da musica título e de “Cry So Easy” bem como um instrumental eletrônico de Vince “Jacques Cousteau”.

Light At the end of the world (2007) neste album a dupla retorna ao pop eletrônico conservando a sonoridade dos 80´s. “I Could Fall in Love With You” (primeiro single do álbum) tem sido muito elogiado pela critica americana por atualizar o som do grupo e não dever nada aos antigos hits, segue-se ao lançamento do trabalho uma participação na True Collors Tour em beneficio dos direitos humanos ao lado de Cindy Lauper e outros grandes nomes dos anos 80, após o Erasure segue em sua própria tour pelos EUA, México, América Central e Europa, grava um DVD que está para ser lançado do Show em Londres no tradicional teatro Royal Albert Hall, bem como um cd do show.

Erasure anuncia após o fim desta tour uma parada de 2 anos, mas Vince Clarke não pára, fará cinco apresentações no Reino Unido voltando a ativa com o Yazoo, 03 espetáculos já estão com ingressos esgotados. Existem planos de um álbum apenas com canções infantis, mas o Erasure não confirma a data de lançamento. De certo, apenas a participação no álbum de natal do desenho Sherek dos estúdios Walt Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário